Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Viagens de trens inspiradoras pela Escócia

31/05/2019

Viajar à Escócia é conhecer um mundo repleto de histórias, romances e lendas. Castelos, pequenos vilarejos charmosos e uma natureza que encanta são parte de um país que merece ser explorado. E que tal de trem? Essa é a proposta da Belmond Royal Scotsman, que conta com trens sofisticados que combinam uma elegância inspirada na Era Eduardina com o conforto de uma casa de campo. Além de preservar os serviços personalizados e os ares de exclusividade – por transportes poucos passageiros por viagem – a Belmond Royal Scotsman traz novas experiências, que tornam uma jornada de trem pela Escócia ainda mais especial. Abaixo, contamos com detalhes o que há de novo!

Edimburgo e Lothian
Uma das melhores formas de explorar a capital escocesa é de bike. Uma das experiências da Belmond Royal Scotsman em Edimburgo é um tour de bicicleta, de duas a três horas, pelo centro histórico da cidade, ao longo de ruas de paralelepípedos, acompanhado por um guia que contará um pouco sobre a História e a cultura de Edimburgo ao longo do trajeto. É no centro também que acontecem aulas de culinária com profissionais – nas receitas: o melhor da gastronomia escocesa e internacional. Ainda em Edimburgo, é possível descobrir as maravilhas do Secret Herb Garden, situado no sopé das Pentland Hills. São mais de 600 variedades de ervas! Para os mais aventureiros, o coasteering – caminhada realizada nas encostas de áreas aquáticas e que pode combinar ainda natação durante o trajeto - é a pedida certa. O coasteering é realizado na Shell Bay, a pouco mais de uma hora de Edimburgo, e acontece ao lado de um guia especializado. Tem mais aventura na experiência de canyoning (exploração de canyons) no Dollar Canyon, no porto de Leith, onde os visitantes podem realizar grandes saltos e rapel.

Keith
A três horas de Edimburgo, Keith abriga escolas de kitmaking (onde se aprende a fazer a famosa saia kit) e conceituadas destilarias, que fabricam parte do famoso uísque escocês. Para explorar essa parte tal marcante da cultura escocesa, a Scotch Malt Whisky Tour é perfeita. Um tour que passa pelas principais destilarias da região, como a Strathisla e a Glenfiddich. Ainda não satisfeito? A Belmond Royal Scotsman ainda proporciona uma visita ao Quaich, no Craigellachie Hotel, bar de uísque com mais de mais de 900 maltes. A três horas da estação de trem da cidade, é possível realizar uma visita ao WDC Scottish Dolphin Centre, onde diferentes espécies de golfinhos podem ser observadas, além de um passeio ao longo do rio Spey, em que focas, lontras e águias são as protagonistas. Já o Huntly Falconry Centre, a 20 minutos de Keith, é ideal para os amantes da falcoaria – nele, corujas, falcões e águias é que dão as caras.

Inverness
Inverness é a cidade mais setentrional do Reino Unido e capital da região das Highlands. Está próxima ao famoso Lago Ness e é lembrada, principalmente, pela Batalha de Culloden, que aconteceu em uma área da cidade, e por conta do Inverness Castle, parte fundamental da peça “Macbeth”, de Shakespeare. Para explorar o Lago Ness, a Belmond proporciona canoagem por suas águas límpidas e doces, em um passeio cercado por colinas verdejantes. Se a ideia é algo mais tranquilo, é possível realizar um cruzeiro de uma hora pelo lago partindo de Fort Augustus com uma paradinha no Urquhart Castle.

Kyle of Lochalsh
Castelos, vales, lagos, colinas cobertas de urze (planta de coloração rosa), além de uma série de charmosos edifícios caiados. Kyle of Lochalsh é uma vila nas Highlands que remete a um conto de fadas. Por lá, além de contemplar toda a beleza natural e arquitetônica da região, os visitantes poderão conhecer o Attadale Gardens e o Sunken Garden. Um pouco mais de aventura? Então aproveite, pertinho de Kyle of Lochalsh, a experiência de montanhismo subindo a montanha In Pinn ou a colina de Old Man of Storr.

Boat of Garten e Aviemore
A área de Boat of Garten e a cidade de Aviemore fazem parte do Cairngorms National Park, onde estão parte das montanhas mais altas do Reino Unido. As duas são perfeitas para os aventureiros. Entre as atividades que serão realizadas há o gorge walking (exploração de desfiladeiros), que proporciona escalada de cachoeiras, barrancos e rampas, além do acesso a piscinas naturais. A 20 minutos de Boat of Garten e Aviemore, em Speyside, os visitantes ainda podem explorar florestas nativas, rios de água incrivelmente limpas e observar a vida selvagem endêmica. Cairngorms também dá nome à uma cordilheira da região, que pode ser apreciada por meio de um passeio a cavalo ou em um pônei. Durante os meses de maio, setembro e outubro, quando o céu está mais escuro, ainda são realizadas atividades de observação de estrelas ao lado de um astrônomo com binóculos e mapas estelares. E tem mais: uma experiência culinária para o preparo de barras de chocolate e trufas, liderada por um especialista no alimento, na área de Newtonmore, a 30 minutos de Aviemore.

Perth
Antiga capital escocesa e antes lar de reis e rainhas, Perth combina linda arquitetura com cenários naturais, perfeitos para muita aventura. Nela, a experiência é nas alturas: um passeio de balão de uma hora entre as cidades de Cupar e Aviemore com lindas vistas do condado de Perthshire. Já a 30 minutos de carro de Perth, há uma pausa na viagem de trem para um dia no Gleneagles Hotel, instalado em Perthshire. O hotel proporciona várias atividades ao ar livre como tiro ao alvo, tiro com arco, equitação, passeio de quadriciclo, arvorismo, pesca e golfe. Ainda é possível fazer uma pausa nas atividades para uma visitinha ao V & A Dundee, museu dedicado ao design escocês e situado na cidade de Dundee, a cerca de 40 minutos de carro do hotel.

Fort William
Talvez a cidade que mais reúna atividades de aventura. Fort William está situada na costa do Lago Linnhe e proporciona trekking por florestas, passando por trilhas como Great Glen Way e West Highland Way. Ela ainda está próxima ao Steall Falls, o pico mais alto do Reino Unido. Na região, os visitantes poderão realizar parapente, mountain bike, rafting, caiaque no mar e gorge walking (exploração de desfiladeiros). Todas acompanhadas por guias experientes. É na cidade também que está a única gôndola de montanha do Reino Unido, que é capaz de elevar de 100 a 650 metros de altura, até à Aonach Mor, onde há vistas panorâmicas de Great Glen e Ben Nevis. No topo da montanha ainda há passeios sinalizados que levam a pontos de observação e a opção de aluguel de bikes.

Wemyss Bay
A partir da área da Wemyss Bay, situada no fiorde de Clyde, a Belmond Royal Scotsman proporciona visita ao Inveraray Castle, onde há um piano de caldo em que Alan Jay Lerner compôs My Fair Lady. Já a cerca de uma hora da Wemyss Bay, é feita uma visita ao Burns Museum, que aborda a vida do poeta escocês Robert Burns. À mesma distância da Wemyss Bay, o que também receberá uma visita é a Dumfries House, que exibe uma coleção de móveis Chippendale.

St Andrews
Situada na costa leste da área de Fife, St Andrews combina edifícios de arquitetura medieval, belas praias e uma forte cultura de golfe. O esporte é bem representado no Museum of Golf, primeira visita pela região.  Já suas praias podem ser exploradas por meio de atividades aquáticas como land yachting (barco a velas motorizado), que combina a sensação gostosa de se velejar com a adrenalina do motor, e paddleboarding. Tudo com instrutores experientes ao lado.

0 Comentário