Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Um roteiro pela arte urbana de Berlim

05/12/2017
Urban Nation: o maior museu de arte urbana do mundo
East Side Gallery: as ruínas do Muro de Berlim que foram convertidas em galeria a céu aberto

Quem ama grafite e todas as suas vertentes, encontra em Berlim um das cenas mais interessantes do mundo. Os primeiros traços do movimento surgiram na década de 1980, um período turbulento da história, quando o Muro dividia o país entre Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental: o lado oeste da construção começou a ser coberto por pinturas e desenhos como forma de manifestação ao que acontecia, assim como em outras partes do mundo onde houve repressão. Mas isso é passado. O Muro pode ser considerado hoje a maior "tela" de Berlim, mas há grafites preenchendo todos os cantos da cidade, de estações de trem, passando a centros culturais e bairros como o Mitte, Friedrichshain e Kreuzberg.  Abaixo, selecionamos três passeios imperdíveis para você viver a arte de rua berlinense.   


Urban Nation Museum for Urban Contemporary Art 
Esse é um dos melhores exemplos de quando a arte urbana ganha as galerias. O Urban Nation Museum for Urban Contemporary Art foi inaugurado neste ano e já é considerado o maior do mundo especializado em arte de rua. São dois andares que exibem mais de 150 obras de artistas locais e internacionais. Para um olhar mais profundo sobre os trabalhos exibidos, a dica é fazer a visita com a curadora do museu.
 
East Side Gallery 
Marca viva da história, o muro de Berlim hoje pode ser considerado umas das maiores “telas” da cidade. Dos trechos que restaram da construção, 1,3km faz parte da Est Side Gallery, uma galeria de arte a céu aberto que exibe uma coleção de grafites de mais de 118 artistas de 21 países. Muita tinta já passou por lá, e os murais que não existem mais podem ser vistos em um museu que compõe a galeria.  
 
Yaam
Centro de cultura alemão que conta com balada, escola de grafite e galeria aberta com trabalhos de artistas do mundo todo. Chão de terra batida, ambiente super roots e dois artistas com grande experiência em grafite ajudam os viajantes a grafitar um dos muros. Ao final da atividade, é servido um almoço com curry-wurst, a junkie food oficial de Berlim. 

 

1 Comentário
Vania Pitella
11/12/2017
Vcs sempre acrescentando. Adorei as dicas de Berlim!
Teresa Perez
11/12/2017

Olá, Vania! 

Obrigada pelo comentário. Esperamos que nossas dicas sempre inspirem suas viagens. 

Equipe Teresa Perez


Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.